A Secretaria de Saúde lançou na quarta-feira (30) o Programa de Acesso a Medicamentos Tópicos manipulados para pacientes com psoríase. O evento contou com a participação da secretária de Saúde, Carmen Inocente, a farmacêutica responsável pela farmácia de manipulação municipal, Suzana Ogava, a dermatologista Sineida Berbert Ferreira e a presidente da Associação Paranaense de Pessoas com Psoríase (PSORIPAR), Roseani Cedaro.

Com o objetivo de atender os maringaenses portadores de psoríase, acompanhados pelo SUS, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços contratualizados, o programa vai oferecer, gratuitamente, fórmulas tópicas exclusivas para o tratamento da doença. A Secretaria está preparando todo processo para a compra das matérias-primas e pretende começar a produção ainda em 2016. “Esse trabalho é inédito no Brasil. Maringá vai ser a primeira cidade do país a oferecer gratuitamente esses produtos. Graças ao trabalho de toda nossa equipe, da nossa farmacêutica, Suzana Ogava, estamos inovando mais uma vez e oferecendo mais opções de tratamento para quem sofre tanto com a psoríase”, explica a secretária de Saúde, Carmen Inocente.

Para participar do programa o usuário terá que cumprir alguns critérios como: ser morador de Maringá, vinculado e acompanhado pela UBS de referência, possuir prescrição de médico dermatologista do SUS e ou de médico dermatologista vinculado à Secretaria de Saúde. “Desenvolvemos um fluxo de atendimento que vai garantir o bom atendimento dos nossos pacientes e a entrega das soluções. Vamos conseguir avançar muito no controle da psoríase”, explica a farmacêutica responsável pelo projeto, Suzana Ogava.